segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Limitados



Um ano em 9:30... Sala fria, chocolates, água, terços, orações ou canções. Pensamentos barulhentos e tenho a impressão de consegui ouvi-los, estranho hein?! Estranho é você tentar compactar 365 dias em 9:30, e mais do que estranho parece impossível, Senhor Enem. Fisionomias preocupadas, cansadas e duvidosas do que leem, escrevem ou pelo que nunca viram na vida, e o pavor muitas vezes é percebido, faz lembrar o exame de sangue na infância.

Agora a espera de resultados que mudam vidas, famílias, rotinas, seguem 4,175 milhões de brasileiros com suas vidas corridas. E a 120 km/h o noticiário do dia nos prega uma peça: "Pai ao voltar da formatura da filha sofre acidente fatal", essa que havia finalizado mais um ciclo de resultados e comemorava, agora chora. Enquanto  aproximadamente 4,175 milhões escrevem sobre a Lei Seca, 40.000milhões/ano morrem em acidentes de carro, e muitos destes o fator álcool está presente.
... e depois desse parágrafo, afirmaria-se normalmente: - Ele dirigia embriagado.
Não. Ele não dirigiria embriagado - é o que confirma as reportagens-. Então nos deparamos com a pergunta: O que poderia resultado neste brutal acidente?! Talvez presa ou sono, uma distração ou solidão, e tantos talvez não nos leva a concretas respostas.

E mais perguntas me surgem à mente. Será que estamos todos doentes, dentro desse louco sistema?! Acredito que seja uma sensata forma de pensar. Doentes e apressados, doentes e fadigados, e diante de tantas demandas e responsabilidades deixando de lado, junto com os livros empoeirados nossas emoções, sensações, amores e temores. Doentes ao ponto de não percebermos os nossos próprios limites psicológicos e físicos, afinal somos todos limitados e não parte de uma visão pessimista esta afirmação. E a tarefa mais árdua também nos cabe, que é a de perceber e valorizar os sinais dados pelo o nosso incrível organismo, com ou sem a necessidade de exames, crises ou acidentes.

Um comentário:

  1. Essencialmente limitados...muito bom S.S.... Se alguns jornalistas tivessem essa sensibilidade, nossas cronicas diárias seriam belas campanhas sociais... Gostei do texto e do recorte.. Sr Enem.

    ResponderExcluir